As nanotecnologias e as nanociências têm despertado atenção das universidades, institutos de pesquisas e de outros setores do mercado global. Estima-se que os produtos nanotecnológicos comercializados ao redor do mundo serão da ordem de trilhões de dólares nesta década.
Com a preocupação de transformar o Ensino, no que tange às disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Empreendedorismo, Inovação, Computação e a própria Educação, os conceitos de nanociências e de nanotecnologias podem instigar educadores a repensarem os conteúdos dessas disciplinas. Um novo horizonte também se abre para os alunos de graduação e de pós-graduação nos cursos de Engenharias, Administração, Medicina, Química, Biologia, Física e outras áreas do conhecimento. Para os profissionais que já estão no mercado e para as pessoas que queiram iniciar nesta belíssima área, as Nanotecnologias gerarão muitas inovações em diversos setores.
O Brasil precisa investir estrategicamente na educação. Acredito que as nanotecnologias e as nanociências estimularão os jovens estudantes a construírem um futuro promissor para atingir a estratégia final que todos nós brasileiros sonhamos: construir um país melhor, mais digno, com mais educação, participar ativamente da revolução 4.0 e que esteja sempre na vanguarda das fronteiras do conhecimento gerando prosperidade a todos.
Para que o empreendedorismo e a inovação em nanotecnologias se tornem efetivos, é necessário que se criem oportunidades e se busquem pessoas que possam adquirir novas habilidades e aprimorá-las, o que exige formação de indivíduos com uma visão diferenciada e preparados para os desafios encontrados atualmente no que diz respeito ao mundo dos negócios. Cabe ressaltar que o Brasil precisa de profissionais que integrem competências nanotecnológicas e de gestão. As nanotecnologias podem acelerar esse processo por meio da mudança de modelos mentais nas organizações, tanto de ensino quanto de negócios.
Com a utilização dos conceitos básicos das nanotecnologias, novas metodologias de nanocaracterização, nanofabricação e o desenvolvimento de nanomateriais para gerar novos produtos, há uma gama de oportunidades de inovações que criará mercados.
Desejo que este texto instigue você a buscar mais conhecimentos nas nanotecnologias e nas nanociências. Sugestão de leitura: Nanotecnologias para os cursos de engenharias e gestão. Autores: Nasser Mahmoud Hasan, Bianca Dall Gallo Marion. Campinas, SP. Editora Átomo, 2018.
Para obter mais informações sobre Consultoria, Projetos, Palestras, Cursos específicos e outros assuntos relacionados aos temas Nanotecnologias e Nanociências, envie e-mail para nanoeduca@nanoeduca.com.br.
